Coordenador : Clarice C Carvalho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388677.2199.73621.23022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes e professores da UFF e da rede de escolas públicas de Rio das Ostras, usuários e trabalhadores de Equipamentos sociais e instituições parceiras na realização de estágios em Serviço social
Local de atuação: CURO
Objetivo
Objetivo Geral - Realizar exibições de filmes e debates literários que possibilitem a discussão crítica da formação social brasileira à luz dos debates sobre Fundamentos do Serviço Social e com ênfase no debate étnico-racial. Objetivos Específicos: - Potencializar o debate étnico-racial - Realizar o debate sobre os fundamentos do Serviço Social no Brasil - Difundir a cultura cinematográfica e literária no CURO. - Dinamizar a formação dos assistentes sociais através da utilização de filmes. - Qualificar a formação dos graduandos em Serviço Social e demais estudantes do CURO interessados na temática. - Aproximar o CURO da população local e facilitar o acesso das moradores da região ao espaço da universidade. - Realizar articulação com instituições públicas no intuito de formar parcerias para a realização de atividades extensionistas na instituição, principalmente articuladas com a rede pública de educação e experiências extensionistas já realizadas em andamento.
Resumo
Trata-se de uma iniciativa de exibição de filmes e de ciclos de leitura que suscitam debates sobre a formação sócio-histórica do Brasil com ênfase no debate sobre as diversas expressões da questão social. Construiremos ações que potencializem o espaço universitário como lugar de difusão do debate histórico e aberto à comunidade local. Também busca articular ações de extensão/ensino e pesquisa a partir de vinculação de conteúdos e debates de disciplinas do curso de graduação em Serviço Social, tais como Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social I, Questão Social no Brasil, Economia Política e Questões Étnico-raciais, ampliando e diversificando abordagens pedagógicas, incluindo aí a literatura de Carolina Maria de Jesus. Nossa proposta também dialoga com iniciativas como a UFF de portas abertas criando espaços e possibilitando diálogos acadêmicos e culturais com professores (as) da rede pública de ensino e, especialmente, com estudantes do ensino médio. Estarão em tela debates como a relação Estado/classes socais, racismo, questões de gênero, território, produção social do espaço, punitivismo e questão social entre outros. A equipe agregará integrantes de projetos de ensino, projetos de desenvolvimento acadêmico, projetos de monitoria e projetos de pesquisa potencializando assim as diversas experiências formativas dos estudantes do curso e, ampliando suas possibilidades de interlocução com a comunidade em geral e com os estudantes da rede pública de ensino.